Banners App final

Leis de Kashrut

Consultoria: Rabino Jecky Cohen, Sara Chama e Patricia Matalon

Introdução:

Na lei judaica, não se pode cozinhar, comer ou tirar proveito (vender ou dar de presente) carne e leite misturados.

Além disso, os utensílios usados para cozinhar, como panelas e talheres, carregam o “gosto” da comida. Por exemplo, uma panela na qual foi preparada carne, mesmo depois de lavada, “fica com gosto” de carne por 24 horas. Por isso foi instituída a necessidade de ter utensílios separados para carne e leite. 

Exemplos práticos:

Coloquei sem querer uma comida de leite num prato de carne. 

O que acontece com o prato e com a comida?

Prato:

  • Se a comida foi transferida diretamente da panela para o prato, sem ajuda de uma colher ou outro utensílio, ou sem ter sido colocada numa travessa antes, então o prato tem que ser kasherizado (ver capítulo Kasherização de Utensílios).
  • Se a comida foi colocada da panela para o prato com uma colher (ou outro utensílio), ou então de uma travessa para o prato, não precisa kasherizar o prato, basta lavá-lo.

Comida:

  • Se o prato não tiver sido usado nas últimas 24 horas, posso reaproveitar a comida.
  • Se o prato tiver sido usado nas últimas 24 horas com comida (quente) de carne, e a comida foi transferida da panela para o prato com uma colher (ou outro utensílio), então ainda assim a comida pode ser aproveitada.
  • Agora se o prato tiver sido usado nas últimas 24 horas com comida (quente) de carne, e a comida tiver sido transferida diretamente da panela para o prato (sem usar uma colher ou outro utensílio), então aí a comida não pode ser aproveitada.

OBS: Para ashkenazi, se a comida for “seca”, ou seja sem líquido (como uma batata ou uma carne sem molho por exemplo), mesmo se passar a comida com uma colher, a comida está proibida.

Estou cozinhando uma carne e sem querer usei uma colher de leite. O que acontece com a colher e com a comida?

Colher:

  • Se a colher não tiver sido usada nas últimas 24 horas (ou há dúvida se foi usada ou não), a comida está permitida e a colher precisa ser kasherizada com Hagalá (ver capítulo Leis de Hagalá).

Comida:

  • Se a colher foi usada nas últimas 24 horas com comida quente, deve-se observar a lei de “Bitul ve shishim”, como explicado a seguir.

“Bitul ve shishim” é o termo que se refere à anulação de uma substância em uma mistura. Se uma substância está misturada com outra que tem 60 vezes o seu volume, ela é considerada anulada. Isso significa que a substância em questão é tão diluída que não é mais significativa.

No exemplo acima, se a quantidade de comida de carne na panela for muito grande e a colher de leite for pequena (na proporção de 1 pra 60), então  a comida fica permitida. Porém se a quantidade de carne na panela for igual ou 60 xs menor do que o volume da colher, então a comida está proibida e tanto colher como panela precisam ser kasherizadas.

Fiz uma comida de leite numa panela de carne. O que acontece com a panela e com a comida ?

Panela:

  • Se a panela não tiver sido usada nas últimas 24 horas (ou há dúvida se foi usada ou não), a comida está permitida e a panela precisa ser kasherizada com hagalá (ver “Kasherização de utensílios”).

Comida:

  • Se a panela tiver sido usada com carne (quente) nas últimas 24 horas, então essa comida de leite está proibida – a não ser que a quantidade de carne cozida na panela seja 60 vezes menor do que a quantidade de leite usado (seria muito pouca carne, então muito difícil de acontecer). 

Essa comida portanto não pode ser aproveitada, e nem mesmo ser dada a um goy. Quanto à panela, precisa ser kasherizada.

OBS: Se a mistura for frango e leite, e não carne e leite, ela pode ser dada ao goy.

Fiz uma comida PARVE (ex: arroz, macarrão, purê de batata) numa panela de carne usada nas últimas 24 horas com carne.

Posso comer essa comida com leite?

  • Sefaradi: se a comida já foi cozida e a panela estava limpa, então pode comer (porém isso não deve ocorrer premeditadamente).
  • Ashkenazi: não pode comer, mas, caso a comida parve já tenha sido misturada com leite, então dá para liberar (porém isso não deve ocorrer premeditadamente).

Posso fazer um bolo PARVE numa fôrma de leite e servir de sobremesa numa refeição de carne?

Pode. O bolo assado numa fôrma de leite continua parve e pode ser comido logo depois da carne (não tem problema porque não vou comer os dois ao mesmo tempo).

Por exemplo, posso assar um cheesecake e, no mesmo dia, fazer um bolo parve usando a mesma fôrma. 

OBS: o forno tem que estar limpo, sem nenhum resquício de comida (ver ítem “Forno”). 

Posso usar o mesmo bowl ou travessa para servir um sorvete de leite e depois, uma salada que será servida em uma refeição de carne?

Pode, pois tanto o sorvete quanto a salada são alimentos frios. Quando não há contato com alimento quente, não tem absorção e portanto os recipientes poderiam ser usados tanto para carne como para leite. Só não fazemos isso pois gera confusão na cozinha.

Além da questão das panelas e utensílios que “carregam o gosto” da comida, no forno também existe contato entre a comida e as paredes (e teto) do forno por intermédio do vapor. Assim, ao assar uma carne e, logo depois, uma comida de leite, a comida de leite recebe o gosto dos resquícios que ficaram da carne no forno e, também, o gosto absorvido pelas paredes do forno.

Há duas formas de resolver isso:

1 – Limpar o forno e esquentar o forno em temperatura alta por 30 minutos.

2 – Envolver bem a comida que vai ser colocada no forno, por exemplo com 2 camadas de papel alumínio.

Exemplos práticos:

Tenho apenas um forno. Cozinhei carne pro almoço e agora quero preparar um prato de leite para o jantar. 

Devo limpar e esquentar o forno antes de cozinhar a segunda refeição ou, então, cobrir bem as travessas (ou as de carne ou as de leite) para evitar o contato do vapor com o forno.

Assei uma lasanha de queijo e só depois descobri que o forno havia sido utilizado com carne antes de passarem 24 horas.

• Se o forno estava limpo antes de a lasanha ter sido colocada, não há problema.

• Se o forno não estava limpo (tinha resquícios de carne) e a comida colocada antes não estava coberta, tem que fazer o cálculo de “Bitul ve shishim” – teria que ter 60 vezes mais comida de leite do que os resquícios de carne. 

OBS: Como é praticamente impossível fazer esse cálculo, o certo é deixar o forno sempre limpo.

Assei minhas chalót (parve) logo depois de ter cozinhado carne no mesmo forno. Posso comer as chalót com leite?

• Se o forno estava limpo antes, então as chalót são parve, podendo ser consumidas tanto com carne como com leite.

• Se o forno não estava limpo (havia restos de comida de carne dentro), então as chalót não podem ser usadas com leite.

• Se as chalót foram assadas ao mesmo tempo do que a comida, elas se tornam igual à comida. Por exemplo, se eu asso uma chalá (ou outra comida parve, como batatas) junto com uma carne, essa chalá ou comida parve transforma-se em comida de carne (porém não precisa esperar as 6 horas para comer leite).

• Se a carne que estava no forno estava coberta, então não houve contato com   vapor, e as chalót continuam parve.

Posso fazer um bolo PARVE numa fôrma de leite e servir de sobremesa numa refeição de carne?

Pode. O bolo assado numa fôrma de leite continua parve e pode ser comido logo depois da carne (não tem problema porque não vou comer os dois ao mesmo tempo).

Por exemplo, posso assar um cheesecake e, no mesmo dia, fazer um bolo parve usando a mesma fôrma. 

OBS: o forno tem que estar limpo, sem nenhum resquício de comida (ver ítem “Forno”). 

Estou preparando uma comida de leite que vai ao forno (ex: batata húngara) e ANTES de levar ao forno percebi que a travessa é de carne. 

• Se a comida ainda está fria (não foi colocada no forno ainda ou já foi colocada mas não deu tempo de esquentar), basta trocar a travessa (ou fôrma, assadeira, pirex) errada pela certa e lavar a outra na pia equivalente ao último uso (nesse caso na pia de leite), sem precisar kasherizar (ver ítem “kasherização de utensílios”).

• Se eu já coloquei a travessa no forno e a comida está quente, aí se aplica a regra das 24 horas: se a travessa tiver sido usada com carne quente nas últimas 24 horas, então a comida fica proibida. Se não tiver sido usada nas últimas 24 horas, a comida está permitida (e a travessa tem que kasherizar).

• Se a travessa for de vidro, de acordo com alguns sefaradim ela pode ser usar tanto para carne como para leite.

A Faca

Segundo nossa lei, as facas são diferentes dos outros utensílios. A faca, ao cortar um alimento, não só absorve o gosto desse alimento (se ele for quente) mas também carrega resquícios do alimento em sua lâmina mesmo depois de lavada, seja o alimento quente ou frio. 

Assim, se eu cortei um pedaço de queijo com uma faca de carne, mesmo o queijo sendo um alimento frio, a faca tem que ser kasherizada (no caso basta limpar  bem com uma esponja de aço e detergente em toda a lâmina). Quanto ao queijo, precisa ser lavado ou então tem que raspar sua beirada (com uma faca de leite, claro).

Alimentos Charif 

São alimentos picantes, azedos ou muito salgados e com maior poder de absorção, como cebola, alho, pimenta, rabanete, raiz forte e limão.

Por isso, o uso de uma faca em alimentos charif requer muitos cuidados , portanto o ideal é ter uma faca e uma tábua PARVE, para serem usadas apenas com alimentos charif.

Exemplos práticos:

Cortei uma cebola com uma faca de carne. Posso usar essa cebola com leite?

• Sefaradi: com a faca de leite, deve-se cortar uma fatia de 2 cm ao lado do lugar onde a cebola foi cortada na primeira vez. Essa fatia é descartada e o resto da cebola pode ser usada com leite.

• Ashkenazi: não pode reaproveitar a cebola com leite. Deve usar outra cebola e a primeira deve ser usada apenas com comida de carne.

Piquei uma cebola com uma faca de carne. Posso usar essa cebola com leite?

Tanto sefaradi como ashkenazi não podem reaproveitar a cebola picada, que deve ser guardada para usar apenas com alimentos de carne.

OBS: não se pode armazenar cebola crua na geladeira, a não ser que esteja misturada com um pouco de sal ou azeite.

Piquei uma cebola com uma faca de carne e já misturei essa cebola em uma comida de leite. Posso consumir essa comida?

• Se antes de picar a cebola essa faca foi usada com um alimento quente de carne nas últimas 24 horas (ou seja, está carregando o gosto da carne), entra o cálculo de Bitul ve Shishim: se a quantidade de cebola for 60 vezes maior do que a quantidade de leite absorvido pela faca, então a comida seria permitida (isso é muito dífícil de acontecer).

• Se a faca que picou a cebola não foi utilizada nas últimas 24 horas com carne (quente), ou tiver dúvida se foi usada ou não e estava limpa, um sefaradi pode consumir o alimento. 

• Se a cebola já foi refogada mas ainda não misturada com o leite, ainda assim posso dar andamento ao preparo da comida.

• Um ashkenazi deve calcular bitul ve shishim (se tem 60 vezes mais cebola do que a carne quente absorvida pela faca).

OBS: caso a cebola ainda esteja crua e não foi misturada na comida, não deve ser usada. 

Refoguei uma cebola numa panela de carne. Posso usar essa cebola com comida de leite?

• Se a panela foi utilizada com carne nas últimas 24 horas, não posso usar essa cebola com leite.

• Caso a cebola já tenha sido misturada à comida de leite, calcula-se bitul ve shishim: se tiver 60 vezes mais comida de leite do que cebola, pode consumir a comida contanto que a cebola seja retirada (caso não dê para identificar a cebola no alimento, aí tudo bem, pode consumir).  

• Se a panela não foi utilizada com carne nas últimas 24 horas:

Sefaradi: o correto é não misturar a cebola refogada com leite. Caso já tenha misturado, pode consumir.

Ashkenazi: Caso já tenha misturado, deve-se calcular a bitul ve shishim: se river 60 vezes mais comida de leite do que cebola, pode consumir.

Para comparar: caso eu tenha refogado uma cenoura (não charif) ao invés da cebola (charif), um sefaradi poderia misturar essa cenoura com leite, mesmo que a panela tenha sido utilizada com carne nas últimas 24 horas. Ashkenazi só poderia consumir caso a cenoura já tiver sido misturada à comida.

Cortei um limão com uma faca de carne. Posso usar esse limão para temperar uma salada que contenha queijo?

Não pode.

Kasherizar um utensílio significa tirar o gosto absorvido nele por causa de outro alimento. Seria como “reiniciar” o utensílio. Ao kasherizar uma panela de carne, por exemplo, ela fica zerada e pode ser usada com leite.

• O que é comum usar com líquido (por exemplo uma panela, na qual cozinhamos a comida com água ou outro líquido), se kasheriza através de líquido, no caso água, num processo chamado HAGALÁ.

• O que é comum usar com fogo (por exemplo uma grelha, uma assadeira, um espeto de churrasco) se kasheriza através do fogo, num processo chamado LIBUN.

Um utensílio pode ou não ser kasherizado dependendo do material do qual é feito. 

PODE SER KASHERIZADO: metal (alumínio, aço, ferro), madeira, pedra, tefal, acrílico, plástico, silicone (os dois últimos correm risco de ser danificados durante o processo, então às vezes não vale a pena kasherizar).

NÃO PODE SER KASHERIZADO: porcelana, cerâmica, barro

VIDRO: Segundo o costume sefaradi, o vidro não absorve e portanto não necessita kasherização. Para o ashkenazi, durante o ano o vidro pode ser kasherizado com hagalá, e em Pessach o costume é usar novos.

A Hagalá é permitida apenas para alimentos usados com líquido, como panelas ou talheres. Grelhas, assadeiras e frigideiras antiaderentes, cujo uso é seco, não podem ser kasherizadas com hagalá.

3 passos para fazer Hagalá:

  1. Limpar bem o utensílio a ser kasherizado, inclusive cabos e juntas.
  2. Esperar 24 horas desde a última utilização do utensílio. 
  3. Mergulhar o utensílio em água fervente de modo que a água cubra toda a superfície (pode ser por partes). Esperar alguns segundos, depois retirar e passar na água fria corrente. 

OBSERVAÇÕES:

  • Caso não seja possível esperar 24 horas após a utilização do utensílio, deve-se adicionar detergente ou outro produto químico na panela que está sendo feita a Hagalá.
  • Tanto o utensílio a ser kasherizado quanto o recipiente com água fervente podem ser de carne ou de leite (ou chametz) e devem estar limpos e sem uso por 24 horas.

 Exemplos práticos:

Quero kasherizar uma panela muito grande, que mesmo por partes não cabe em nenhuma outra.

Tem que encher a panela com água até a boca, deixar ferver e fazer transbordar. Para isso, tem jogar uma pedra quente ou outro objeto pesado (esquentar na boca do fogão) dentro da água fervente. 

Outra maneira de kasherizar a panela é através de Libun Kal: colocar a panela vazia sobre a boca do fogão (alto) por 20 minutos. Algumas panelas, porém, podem danificar fazendo isso, então poderia “untar” a base da panela com uma quantidade mínima de água (apenas cobrir a base, não pode chegar nem a ½ dedo de água) e deixar 20 minutos (a água evapora mas não queima a panela). 

Fritei hambúrguer numa frigideira. Posso kasherizar a frigideira para usar com leite?

• Se foi usado óleo para fritar o hambúrguer, então pode fazer Hagalá (o que se usa com líquido se kasheriza com líquido). A frigideira fica zerada e pode ser usada com leite.

• Se a frigideira for antiaderente e o hambúrguer tiver sido grelhado com pouco ou nenhum óleo: 

– se  já passou 24 horas do uso da frigideira, pode fazer hagalá (de preferência mergulhar 3 vezes). 

– se a frigideira foi usada com leite nas últimas 24 horas, não dá pra fazer hagalá.

OBS: se a frigideira for de cerâmica não dá para kasherizar.

Posso kasherizar uma frigideira que foi usada com comida não-kasher? 

– Se a frigideira foi usada para fritar com óleo (não apenas para untar), pode fazer Hagalá.

– Se foi usada sem ou com pouco óleo, não têm como ser kasherizada. 

– Uma frigideira que foi usada por um goy com comida kasher, deve ser kasherizada apenas deixando no fogo alto por 20 minutos (Libun Kal).

Usei uma colher de leite enquanto cozinhava carne. Devo kasherizar a colher?

Se a comida da panela ainda estava quente, lave a colher (pode ser em qualquer pia, de carne ou de leite, mas a colher tem que estar fria), depois espere 24 horas e faça Hagalá.

Usei talheres de leite para comer carne. O que devo fazer com os talheres? 

Lave os talheres (em qualquer pia) e jogue água quente por cima (não é necessário fazer Hagalá). Caso o talher já tenha sido lavado e misturado com os outros, não tem problema.

Coloquei uma comida de leite num prato de carne. O que faço com o prato?

Se a comida foi colocada da panela para o prato com uma colher (ou outro utensílio), ou então de uma travessa para o prato, não precisa kasherizar o prato, basta lavá-lo.

• Utensílios que foram fabricados por um goy, ou que pertenciam a um goy, devem ser imergidos na micvê antes que possam ser usados por um judeu. 

• Só se faz Tevilat Kelim em utensílios que tenham contato direto com a comida.

Procedimento: 

• O(s) utensílio(s) que serão imergidos têm que estar totalmente limpos, sem restos de etiqueta colados neles.

• Pegue o utensílio na mão e recite a berachá (veja a seguir). 

• Em seguida mergulhe o objeto na água, solte por 1 segundo e segure novamente, de forma que ele fique completamente imerso sem que nada toque nele (outra forma de fazer isso é soltar com uma mão e pegar com a outra). 

• Para mergulhar vários utensílios de uma vez, pode colocá-los numa cesta, tomando o cuidado para que quando estiverem imersos um não toque no outro.

Berachá a ser recitada ao fazer Tevilat Kelim:

“בָּרוּךְ אַתָּה ה’ אֱלֹהֵינוּ מֶלֶךְ הָעוֹלָם אֲשֶׁר קִדְּשָׁנוּ בְּמִצְוֹתָיו וְצִוָּנוּ עַל טְבִילַת כֶּלִי/כֵּלִים

Baruch atá Hashem eloheinu melech haolam, asher kideshanu bemitsvotav vetzivanu al tevilat keli (1 item) / kelim (2 ou mais itens)

Tipos de material: 

Precisa levar na micvê: utensílios de alumínio, aço inox, cobre, ferro, prata, vidro.

Não precisa levar na micvê: utensílios de cerâmica, barro, plástico, silicone, acrílico, bambu, madeira.

Utensílios de porcelana: A porcelana não precisa de mikve. Porém, como boa parte dos pratos de porcelana hoje são revestidos de uma camada de vidro, diante da dúvida eles devem sim ser levados à micvê, porém sem recitar a berachá (caso precise levar outro utensílio à micve que requer berachá, comece por ele e depois mergulhe o de porcelana).

Perguntas e respostas

Posso comer num prato que não tem micvê e não é meu? 

Se o dono for goy, pode comer sem problema (num hotel ou num buffet, por exemplo).

Se o dono for judeu, deve-se consutar um rabino (caso a comida for sólida e não precisaria de um prato para comer, não há problema (ex: pastel)

Precisa levar um pote de vidro de palmito na micvê?

Não precisa, pois o propósito original do pote era de armazenar o palmito, antes de você decidir usá-lo para outros fins. O mesmo vale para embalagens de azeitona, Nescafé, etc.

Precisa levar um aparelho elétrico como liquidificador ou sanduicheira na micvê?

Tudo que vai comida ou bebida e não seria danificado com a imersão deve ser levado à micvê. No caso do liquidificador, deve-se levar o copo (se for de plástico não precisa) e as lâminas caso isso seja possível.

Um copo de kidush fabricado por um goy também deve ser levado, assim como porta-temperos, saleiro, etc.

Tenho um utensílio novo e quero usá-lo no Shabat, mas não levei na micvê ainda. Posso usá-lo?

Para poder usar o utensílio você deve antes dá-lo a um goy (para a  empregada, por exemplo) e pedir o objeto emprestado. Porém isso só pode ser feito na primeira utilização, sendo necessário levar o utensílio à micvê assim que possível.

Aluguei uma casa de férias numa cidade em que não tem micvê e comprei utensílios novos. O que devo fazer?

Antes de usar os utensílios, eles devem ser dados a um goy. 

Caso você pretenda ficar permanentemente com eles depois, eles podem ser dados ao goy “temporariamente”, pelo período de até 1 mês.

Utensílios

Talheres: limpar bem, esperar 24 horas do último uso, e fazer Hagalá. Porém, se tiver possibilidade de acúmulo de sujeira entre o cabo e o talher, é preferível trocar, senão tem que limpar meticulosamente antes de fazer a Hagalá.

Panelas: esperar 24 horas após o último uso e fazer Hagalá . Os cabos presos por meio de parafusos devem ser limpos da gordura acumulada. Se ainda assim ficar sujo, tem que passar essa parte pelo fogo (libun cal)

Se o cabo for de um material que possa derreter durante a Hagalá, então não deve ser casherizado e sim guardado com o resto dos utensílios de chamets.

Panela de pressão: o ideal é trocar a borracha. Se não der, limpar bem todas as partes e fazer Hagalá.

Frigideiras, assadeiras e formas de bolo: devem ser trocadas (se a frigideira for usada sempre com óleo para fritar, pode fazer Hagalá.

Pratos, travessas, copos e demais utensílios: depende do material, conforme abaixo:

Pode fazer Hagalá: metal (prata, inox etc), plástico, silicone, acrílico, madeira

Não pode fazer Hagalá (devem ser trocados): barro, argila, cerâmica e porcelana. 

OBS: caso queira usar um utensílio de porcelana que não foi utilizado há muito tempo (pelo menos 1 ano), deve consultar um rabino.

Utensílios de vidro (ex: pirex): Sefaradi – pode apenas lavar, sem precisar kasherizar. Ashkenazi – se o utensílio de vidro só foi usado com alimentos frios (porém não para conservar ou armazenar alimento), dá para fazer Hagalá. Se  tiver sido usado diretamente com chametz quente (massas, bolo, etc.), não tem como kasherizar.

Tupperware, mamadeira, bowls e potes de plástico: fazer Hagalá 

Garrafa térmica: Basta derramar água quente (eruy mikeli rishon) sobre toda a superfície (exterior, interior e tampa). 

Espremedor de fruta: basta lavar.

Ralador: se foi usado para ralar algo chametz, precisa trocar. Se foi apenas queijo, legumes etc., pode fazer Hagalá.

Tábua de cortar: fazer hagalá ou trocar (mesmo que são geralmente usadas apenas com alimentos frios, e por isso bastaria serem lavadas, os alimentos cortados nas tábuas muitas vezes são charif (cebola, alho, limão etc) e por isso requer hagalá.

Toalha de mesa e jogo americano: lavar na máquina de lavar roupa (de preferência com água quente) e verificar se não ficou chametz nas costuras. No caso do jogo americano, alguns possuem muitos furos e costuras, dificultando a limpeza, nesse caso devem ser trocados).

Panos de prato: trocar ou lavar na máquina.

Buchas, esponjas de lavar louça e luvas de forno: trocar

Pias e bancadas 

Sefaradi – Limpar bem e depois kasherizar através de Eruy mikeli rishon, como explicado a seguir:

Eruy mikeli rishon – Esquente bastante água numa panela, chaleira ou boiler. Derrame a água diretamente do utensílio em que a água ferveu para a superfície a ser kasherizada, bem devagar e aos poucos, parte por parte. A água que esparrama sozinha NÃO kasheriza a parte da pia ou bancada em que a água não foi derramada direto da panela ou chaleira. Se preferir, pode passar o maçarico em alta temperatura.

Ashkenazi – Depois de fazer o eruy, é costume cobrir a bancada com papel alumínio ou chapas de metal ou madeira.

Mesa e bancada da copa e sala de jantar: fazer eruy. Caso sejam mesas que possam danificar com a água quente, pode limpar bem e usar toalha de mesa.

Eletrodomésticos

Fogão

• chapa metálica ao redor das bocas: limpar muito bem e depois casherizar através de eruy mikeli rishon, ou seja, derramando água fervente direto do fogo sobre a chapa. Há quem costume forrar com papel alumínio.

• grelhas do fogão: limpar, acender as bocas do fogão e passar as grelhas pelo fogo (libun cal) ou então fazer Hagalá, mergulhando as grelhas de um lado e do outro numa panela profunda com água fervente.

• bocas: Limpar bem com produto de limpeza e depois acender as bocas por 20 minutos, até queimar todos os resíduos de alimento visíveis.

Forno: Limpar meticulosamente com produto químico (tipo removedor de gordura). Deixar 24h sem uso e depois deixar ligado por 1 a 2 horas em temperatura máxima O ideal é trocar as grades do forno. Se não for possível, deve-se tomar o cuidado de não esquentar uma comida direto no forno sem um utensílio (ex: esquentar uma matzá direto na grelha).

Geladeira e freezer: Esvaziar e limpar bem. Se for deixar chametz dentro do freezer, isolar do resto da comida que será usada (cobrir essa parte do freezer com papel alumínio por exemplo).

Lava-louça: Limpar bem, deixar 24 hs sem usar e acionar uma lavagem com a máquina vazia com água fervendo e o produto de limpeza.

Escorredor: Basta lavar.

Microondas:

Microondas: caso seja usado apenas para descongelar e esquentar a comida, deve-se esperar 24 horas do último uso, limpar bem, colocar um copo com água e detergente dentro e ligar por 10 minutos (ainda assim há opiniões que não aconselham o uso do microondas).

Caso seja usado para cozinhar a comida, não deve ser usado em Pessach.

Chapa elétrica: Limpar bem e deixar ligada por 1 a 2 horas. Caso durante o ano tenha sido usado chametz diretamente na chapa (ex: esquentar chalá direto na chapa), tem que cobri-la com papel alumínio. 

Máquina Nespresso: fazer café 2 ou 3 vezes sem cápsula.

Liquidificador / batedeira / mixer: melhor trocar (senão teria que abrir a base onde fica o motor para limpar e fazer Hagalá nas lâminas e pás.

Torradeira e forninho: limpar para tirar os farelos de pão e guardar  junto com o chametz que será vendido.

Armários da cozinha: devem ser bem limpos, principalmente os cantos, para retirar qualquer vestígio de chametz visível.

Lembretes

  • Lembrar de limpar e aspirar os carros e gavetas dos quartos, bolsos de ternos, bolsas e mochilas das crianças. 
  • Limpar ou trocar os Birkat Hamazon utilizados na mesa de Shabat.
  • Guardar bebidas que são chametz (Whisky, cerveja) em local não acessível.
  • Lacrar armários que contenham utensílios chametz.
  • Isolar e vender o Chametz que sobrou na casa.

De acordo com a halachá, nem todos os alimentos podem ser colocados sobre a chapa durante o Shabat. 

PODE POR NA CHAPA DURANTE O SHABAT: 

Comida sólida (sem molho) – ex: schnitzel, kibe de bandeja, arroz (obs: se tiver usando uma chapa de ferro sobre o fogão, tomar o cuidado de não pôr a comida exatamente sobre a boca do fogão ligado).

NÃO PODE POR NA CHAPA DURANTE O SHABAT (apenas na véspera, sexta-feira, antes do Shabat):

• Comida líquida cozida na véspera (sopa, feijão, caldos). Em caso de emergência, (se for para crianças ou se é a única coisa que tem para comer), é permitido pedir ao goy colocar na chapa.

• Comida sólida com pouco molho (carne assada, macarrão, peixe com molho)

Para Sefaradi há uma opinião que libera por sobre a chapa caso o molho seja “minoria”. Outros proíbem até mesmo assim e ashkenazi não pode de nenhuma forma.

OBS: Uma forma de aquecer comida com molho é retirar a parte sólida da comida (por exemplo tirar a carne do molho) e aquecê-la na chapa. Depois colocar a carne na travessa de servir e só aí misturar com o molho que ficou em temperatura ambiente. 

• Líquidos (água, leite, chá, café dissolvido, etc.) são proibidos de por na chapa durante o Shabat.

Para cobrir a comida na chapa:

Para cobrir uma travessa com papel alumínio, tampar uma panela, ou enrolar a chalá em papel alumínio, tem que ser deixada uma pequena abertura, sem vedar completamente (OBS: Caso a intenção seja proteger a comida, e não esquentar, não precisa deixar abertura).

Se quiser cobrir a comida toda junta na chapa, com um cobertor ou cobre-chapa, pode cobrir apenas a parte superior, deixando visível as laterais dos utensílios.

Compartilhe

quer mais detalhes?

Preencha seus dados
que entraremos em contato

Índice de receitas