thumbnail_preparação do Seder (2)

Kasherização de Pessach

A Hagalá é permitida apenas para alimentos usados com líquido, como panelas ou talheres. Grelhas, assadeiras e frigideiras antiaderentes, cujo uso é seco, não podem ser kasherizadas com hagalá.

PODE SER KASHERIZADO: metal (alumínio, aço, ferro), madeira, pedra, tefal, acrílico, plástico, silicone (os dois últimos correm risco de ser danificados durante o processo, então às vezes não vale a pena kasherizar).

NÃO PODE SER KASHERIZADO: porcelana, cerâmica, barro.

VIDRO: de acordo com o costume sefaradi, o vidro não absorve e portanto não necessita kasherização (basta limpar bem). Para ashkenazim, utensílos de vidro podem ser kasherizados durante o ano com hagalá, mas em Pessach o costume é usar outros.

– Limpar bem o utensílio a ser kasherizado.

– Esperar 24 horas desde a última utilização do utensílio. Caso isso não seja possível, deve-se adicionar detergente ou outro produto químico na panela em que será feita a Hagalá.

– Mergulhar o utensílio em água fervente de modo que a água cubra toda a superfície (pode ser por partes), depois retirar e passar na água fria corrente. 

OBS: tanto o utensílio a ser kasherizado quanto o recipiente com água fervente podem ser de carne ou de leite (não precisa ser de Pessach) e devem estar limpos e sem uso por 24 horas.

Passa-a-passo para a kasherização de Pessach

1 – Utensílios

Panelas: esperar 24 horas após o último uso e fazer hagalá . Os cabos presos por meio de parafusos devem ser rigorosamente limpos ou passados pelo fogo no ponto onde estão ligados com o utensílio (Libun cal). Qualquer cabo feito de material que eventualmente derreta na hagalá não deve ser kasherizado e sim guardado com o resto dos utensílios de chamets.

Panela de pressão: trocar a borracha, limpar bem todas as partes (inclusive a válvula de pressão, que tem muitas cavidades e acumula sujeira) e fazer hagalá.

Frigideiras, assadeiras e formas de bolo: devem ser trocadas (se a frigideira for usada sempre com óleo para fritar, pode fazer Hagalá.

Pratos, travessas e demais utensílios:

depende do material, conforme abaixo:

Pode fazer Hagalá: metal (prata, inox etc), plástico, silicone, acrílico, madeira

Não pode fazer Hagalá (devem ser trocados): barro, argila, cerâmica e porcelana. 

OBS: caso queira usar um utensílio de porcelana que não foi utilizado há muito tempo (pelo menos 1 ano), deve consultar um rabino.

Utensílios de vidro (ex: pirex) Sefaradi – pode apenas lavar, sem precisar kasherizar. Ashkenazi – se o utensílio de vidro só foi usado com alimentos frios (porém não para conservar ou armazenar alimento), dá para fazer Hagalá. Se  tiver sido usado diretamente com chametz quente (massas, bolo, etc.), não tem como kasherizar.

Tupperware, bowls e potes de plástico: fazer Hagalá.

Garrafa térmica: Basta derramar água quente (eruy mikeli rishon) sobre toda a superfície (exterior, interior e tampa). 

Espremedor de frutas: basta lavar.

Ralador: se foi usado para ralar algo chametz, precisa trocar. Se foi apenas queijo, legumes etc., pode fazer Hagalá.

Tábua de cortar: fazer hagalá ou trocar (mesmo que são geralmente usadas apenas com alimentos frios, e por isso bastaria serem lavadas, os alimentos cortados nas tábuas muitas vezes são charif (cebola, alho, limão etc) e por isso requer hagalá.

Toalha de mesa e jogo americano: lavar na máquina de lavar roupa (de preferência com água quente) e verificar se não ficou chametz nas costuras. No caso do jogo americano, alguns possuem muitos furos e costuras, dificultando a limpeza, nesse caso devem ser trocados).

Panos de prato: trocar ou lavar na máquina.

Buchas, esponjas de lavar louça e luvas de forno: trocar

Jarras, copos, garrafas de vidro, acrílico ou qualquer material, cuja maioria do uso é frio: basta lavar bem, não precisa hagalá. Para os ashkenazim, encher com água fria e trocar a cada 24 horas por 3 dias.

Boiler/chaleira elétrica: se usado somente com água, basta lavar bem. Porém se durante o ano tiver sido usado para esquentar chametz direto na tampa (sem um prato bor baixo), tem que fazer hagalá no boiler e trocar a tampa.

Descansos de prato: se for de madeira, metal ou plástico, pode fazer hagalá ou só jogar água fervente.

Bolsas térmicas de viagem: lavar bem

Sefaradi – Limpar bem e depois kasherizar através de Eruy mikeli rishon, como explicado a seguir:

Eruy mikeli rishon – Esquente bastante água numa panela, chaleira ou boiler. Derrame a água diretamente do utensílio em que a água ferveu para a superfície a ser kasherizada, bem devagar e aos poucos, parte por parte. A água que esparrama sozinha NÃO kasheriza a parte da pia ou bancada em que a água não foi derramada direto da panela ou chaleira. Se preferir, pode passar o maçarico em alta temperatura.

Ashkenazi – Depois de fazer o eruy, é costume cobrir a bancada com papel alumínio ou chapas de metal ou madeira.

Mesa e bancada da copa e sala de jantar: fazer eruy. Caso sejam mesas que possam danificar com a água quente, pode limpar bem e usar toalha de mesa.

3 – Aparelhos e Eletrodomésticos

Fogão

  • chapa metálica ao redor das bocas: limpar bem e depois kasherizar através de Eruy mikeli rishon, ou seja, derramando água fervente direto do fogo sobre a chapa. Se preferir pode forrar com papel alumínio.
  • grelhas: limpar, acender as bocas do fogão e passar bem as grelhas pelo fogo (Libun Cal), ou então pode fazer hagalá, mergulhando as grelhas de um lado e do outro numa panela profunda com água fervente.
  • bocas: limpar bem com produto de limpeza e depois acender as bocas por 30 mn.

Forno: Limpar muito bem com produto químico (tipo removedor de gordura). Deixar 24h sem uso e depois deixar ligado por 1 a 2 horas em temperatura máxima. O ideal é trocar as grades do forno. Se não for possível, deve-se tomar o cuidado de não esquentar comida direto no forno sem assadeira (ex: esquentar uma matzá direto na grelha).

Escorredor: Basta lavar.

Microondas: Microondas: caso seja usado apenas para descongelar e esquentar a comida, deve-se esperar 24 horas do último uso, limpar bem, colocar um copo com água e detergente dentro e ligar por 10 minutos (ainda assim há opiniões que não aconselham o uso do microondas).

Caso seja usado para cozinhar a comida, não deve ser usado em Pessach.

Chapa elétrica: Limpar bem e deixar ligada por 1 a 2 horas. Caso durante o ano tenha sido usado chametz diretamente na chapa (ex: esquentar chalá direto na chapa), tem que cobri-la com papel alumínio. 

Máquina Nespresso: fazer café 2 ou 3 vezes sem cápsula.

Liquidificador / batedeira / mixer: melhor trocar (senão teria que abrir a base onde fica o motor para limpar e fazer Hagalá nas lâminas e pás.

Torradeira e forninho: limpar para tirar os farelos de pão e guardar  junto com o chametz que será vendido.

Armários da cozinha: devem ser bem limpos, principalmente os cantos, para retirar qualquer vestígio de chametz visível.

LEMBRETES: 

  • Lembrar de limpar e aspirar os carros e gavetas dos quartos, bolsos de ternos, bolsas e mochilas das crianças e bolsas térmicas de viagem.
  • Limpar ou trocar os Birkat Hamazon utilizados na mesa de Shabat
  • Guardar bebidas em local não acessível
  • Lacrar armários que contenham utensílios chametz.
  • Isolar e vender o Chametz que sobrou na casa.
  • Peixes comprados ANTES do Chag podem ser usados em Pessach.
  • Não se lava roupa em Chol Hamoed (passar pode).

Compartilhe

quer mais detalhes?

Preencha seus dados
que entraremos em contato

Índice de receitas